Publicidade
Pular para o conteúdo
Publicidade

Receita de BACALHOADA com batatas e bastante azeite que fica uma maravilha

Publicidade

Uma bacalhoada bem feita é tudo de bom, não é mesmo? Existem inúmeras receitas deste prato, mas com esta você aprenderá a preparar sem complicação, uma bacalhoada de dar água na boca, que vai ao forno regada com azeite e combina todos os ingredientes com perfeição! Confira a receita do Canal Ana Zambrin, faça a fantástica bacalhoada e prepare-se para os elogios!

Publicidade

Como fazer bacalhoada

Para a bacalhoada, vamos cozinhar o bacalhau numa panela com água fervente, folhas de louro e pimenta-do-reino. O cozimento será breve, deixaremos por 2 minutos com a panela tampada. Iremos retirar e reservar. Aproveitaremos essa mesma água para cozinhar as batatas em rodelas por uns 6 minutos, até ficarem al dente e reservaremos. Adicionaremos ½ xícara (chá) de azeite numa panela, esquentaremos e juntaremos o alho em lâminas, deixando fritar sem queimar. Reservaremos em uma vasilha e entraremos com as cebolas e pimenta-do-reino, refogando por uns 10 minutos. Concluiremos a receita seguindo o passo a passo. Sirva e aprecie sua incrível bacalhoada!

Publicidade

Quer surpreender seus convidados com uma receita deliciosa? Vou te mostrar como preparar essa delícia de maneira fácil e rápida. Basta seguir as instruções abaixo e todos vão adorar! Não sobrará nada na mesa, pode apostar. E se quiser dar o seu toque pessoal, compartilhe suas adaptações nos comentários.

Publicidade

Ingredientes da receita de bacalhoada

  • 3 a 4 cebolas cortadas em meias-luas
  • 4 folhas de louro
  • sal e pimenta-do-reino (a gosto)
  • 450g de bacalhau em postas ou lascas já dessalgado
  • 12 dentes de alho em lâminas
  • ½ pimentão vermelho em tiras 
  • ½ xícara (chá) de azeite de oliva (120ml) + o quanto baste (para regar o bacalhau)
  • 3 batatas grandes cortadas em rodelas, da espessura de um dedo
  • salsinha picada a gosto (para finalizar)
  • ½ xícara de azeitonas pretas inteiras, sem caroços
Publicidade

Modo de preparo

  1. Para aromatizar, em uma panela no fogo com água fervendo, adicione 4 folhas de louro, uma pitada de pimenta-do-reino e acrescente o bacalhau já dessalgado. Tampe e deixe cozinhar nessa água fervente por 2 minutos. Retire e reserve.
  2. Nessa mesma água, coloque as batatas cortadas em rodelas, da espessura de um dedo, tampe e cozinhe até ficarem al dente, por cerca de 6 minutos em água fervente (não podem ficar cozidas demais). Não precisa colocar sal. Retire e reserve.
  3. Em uma panela, ponha ½ xícara (chá) de azeite, acrescente o alho em lâminas e deixe dourar, sem queimar. Retire e reserve.
  4. Nessa mesma panela, adicione a cebola, sal e pimenta-do-reino (a gosto) e deixe refogar bem, por ceca de 10 minutos, mexendo por vezes.
  5. Entre com o pimentão vermelho em tiras e as azeitonas pretas, mexa, refogue só um pouquinho, desligue o fogo e reserve.
  6. Pegue uma assadeira e disponha as batatas, fazendo uma “cama” no fundo da forma com elas, seguida do refogado de cebolas (ainda não coloque o azeite que está junto delas) 
  7. Acomode o bacalhau sobre as cebolas, agora, sim, despeje o azeite das cebolas e banhe com mais azeite, para ficar bem molhadinho
  8. Leve para assar em forno pré-aquecido a 200°C, por cerca de 25-30 minutos, até ficar douradinho.
  9. Retire, espalhe o alho frito em lâminas reservado, salpique salsinha picada, sirva e delicie-se com sua irresistível bacalhoada!
Publicidade

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.

Publicidade

Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Publicidade

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Publicidade

Você pode gostar dessas receitas também:

Bolo de coco sem trigo bem molhadinho perfeito para qualquer dia da semana

Veja como espantar mosquitos da cozinha para o seu almoço de dia das mães

Bolinho de batata com frango uma receita que rende um monte e não dá para comer só um

Cuca 2 amores deliciosa impossível comer apenas um pedaço

Salada de cebola para churrasco do domingo de dia das mães

Meu café da manhã nunca mais foi o mesmo depois que fiz esse pão de aveia com banana

Panqueca cremosa gratinada um prato perfeito e simples para o almoço de dia das mães

Usando bombril dá para fazer um adubo caseiro para rosa do deserto excelente

Bolo gelado de coco bem molhadinho dá para embrulhar no papel alumínio igual antigamente

Receita com salsicha que você precisa conhecer impossível não gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade